
09/07/2025 às 10h25
Uma trajetória admirável e inspiradora está sendo construída pelo nosso beneficiário Pablo Phelipe, 14 anos, da Orquestra Social Dom João Costa (OSDJC). O interesse pela música começou ainda na infância, quando, aos 8 anos, ele iniciou suas aulas de percussão, na Banda Musical Canto da Paz. Há 5 anos, Pablo integra a Orquestra Social Dom João Costa, participando da oficina de clarinete, sob a orientação do instrutor Fábio Henrique. Recentemente, alcançou uma conquista muito especial: a conclusão do curso de Iniciação Musical no Conservatório Pernambucano de Música.
A finalização do curso teve um significado ainda mais emocionante porque Pablo foi o aluno laureado de sua turma, evidenciando ainda mais sua dedicação e paixão pela música. Para ele, cada conquista representa um degrau rumo ao seu grande objetivo de se tornar sargento músico das Forças Armadas. Agora, orgulhoso do diploma, da láurea e de todo conhecimento adquirido, Pablo já tem um novo plano em vista, fazer o curso técnico para seguir avançando em sua formação musical.
“A Orquestra Social Dom João Costa, por meio do Centro Social Dom João Costa (CSDJC), abre portas e transforma vidas, inclusive a minha. Através da Orquestra, tive a oportunidade de fazer o curso de inglês no ABA, despertar o gosto pela música, ingressar no Conservatório Pernambucano de Música e concluir o curso de Iniciação Musical”, destaca Pablo, emocionado com as oportunidades que vem aproveitando.
O seu instrutor, Fábio Henrique relembra que quando chegou para dar aula no Centro, Pablo já tocava clarinete, sabia montar o instrumento, colocar a palheta e tirar som no instrumento. Tendo uma base básica foi trabalhado a questão técnica, melhorando sonoridade, fazendo exercícios ao longo do tempo. "Pablo se desenvolveu muito, sempre demonstrou algo diferenciado. É um beneficiário que recebe o conteúdo e, na semana seguinte, já domina o assunto. Isso faz toda a diferença. Ele é muito esforçado, inteligente e comprometido. Não à toa que ingressou rapidamente na Orquestra e, depois, teve a oportunidade de entrar no Conservatório Pernambucano de Música com a base que construiu no CSDJC", ressaltou Fábio.