ORQUESTRA SOCIAL DOM JOÃO COSTA (OSDJC)

ORQUESTRA SOCIAL DOM JOÃO COSTA
ORQUESTRA SOCIAL DOM JOÃO COSTA

Fundação e História

A Orquestra Social Dom João Costa (OSDJC) é um projeto social gerido pelo Centro Social Dom João Costa (CSDJC), foi gestado em 2009 onde teve a construção de uma sala, a contratação do primeiro instrutor e iniciadas as turmas de flauta doce num projeto intitulado de músicos do futuro. Naquele ano uma pergunta nos inquietava: onde estavam os jovens, alvo principal do nosso carisma e missão institucional, num bairro multicultural e de tanta gente precisando de oportunidade? Percorrido um longo caminho de buscas por repostas, em 2013, de posse de um diagnóstico que apontava as maiores necessidades dos adolescentes e jovens, e indicações de caminhos para conquistá-los decidimos pela criação do primeiro protótipo da OSDJC, o qual teve um capitulo sustentável até 2018.

Em 2019, um novo capítulo da OSDJC começa a ser inscrito com a sua inserção no Projeto Orquestrando o Brasil, coordenado pelo Maestro João Carlos Martins, que impulsionou a introdução do naipe de cordas. Em outubro daquele mesmo ano, fomos convidados a participar de um concerto onde o maestro João Carlos Martins se apresentou no Cais da Alfândega, no Recife Antigo, com crianças e adolescentes de quatro projetos sociais pernambucanos. O evento reuniu 150 participantes da Orquestra do Movimento Pró-Criança, Orquestra Social Dom João Costa, ambas de Recife, Banda Musical Curica, de Goiana e o Coral do Instituto Passo de Anjo, de Abreu e Lima, um dia inesquecível para todos!

Acredita-se que a música é um instrumento de desenvolvimento humano, cuja prática oportuniza a socialização das riquezas artísticas e culturais de uma região ou país, abrindo possibilidades de conexões com outros povos originários de diversos lugares do planeta.

Entende-se que a musicalização social desenvolvida por meio da iniciação e prática instrumental são essenciais em uma sociedade plural, rica em ritmos e que influencia e é influenciada pela cultura local melhorando o aprendizado do beneficiário e abrindo-lhe novos horizontes.

A Orquestra Social Dom João Costa, amplia as conexões com a arte fortalecendo o seu compromisso, a disciplina, a integração e a busca do equilibrado na vida pessoal e profissional.

Seus principais objetivos são: propiciar o desenvolvimento de novos talentos e promover a cidadania, o protagonismo social dos beneficiários da OSDJC a convivência entre jovens que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social e a integração deles com a sociedade sem perder de vista a busca pelos estudos e a profissionalização e e se preparando para conquistar um lugar no mercado gerador de emprego e renda.

Público alvo:

Atualmente, a Orquestra atende gratuitamente a 70 adolescentes, jovens e adultos com idade entre 10 e 55 anos, desejosos e comprometidas em aprender tocar um instrumento. Todos moradores da Região Metropolitana do Recife. Os beneficiários recebem aulas de instrumentos de cordas, sopros, percussão e teoria musical.

O projeto conta ainda com apoio pedagógico, atendimento psicológico, social, fornecimento de refeições e fardamento.

O método utilizado para o ensino de instrumentos de cordas é o Suzuki, criado pelo professor japonês Shinichi Suzuki, que prevê o aprendizado de forma lúdica – a criança aprende brincando.

Já para os demais instrumentos temos como referência básica os inscritos do músico Joel Barbosa com o método Da Capo o qual teve como motivação os princípios pedagógicos de métodos estadunidenses de ensino coletivo de banda da década de 1980, adaptando-os ao contexto brasileiro.

 

Os beneficiários permanecem no projeto por um período de quatro horas por dia, no contra turno escolar. Entre as atividades extracurriculares oferecidas, estão, cursos em parceria com Instituições parceiras e universidades.

A Orquestra Social Dom João Costa vem, a cada ano, se projetando cada vez mais como um projeto social de referência para o público interno e externo.